Dica 2. Controle do Fluxo de Caixa
Fundamental.
É de se esperar que boa parte dos proprietários de micros, pequenas e médias empresas já devam ter tomado ações para garantir o controle rígido de seu fluxo de caixa, não misturando recursos da empresa com os dos sócios, cortando distribuição de dividendos, adaptando o perfil tributário ao que recolhe menos imposto, renegociando duramente com bancos, fornecedores e prefeitura. Verifique se ainda há espaço para renegociar com funcionários e clientes…
Adicionalmente, no site do SEBRAE estão algumas das linhas de crédito disponíveis.
Dica 3: Iniciando Planejamento
Se o momento fosse normal, a minha sugestão seria para revisar os valores, o propósito e a visão da empresa, mas vamos deixar o que é importante para depois e cuidar do que é URGENTE.
A sua empresa possui forças e fraquezas e está sujeita a riscos, mas certamente tem oportunidades para explorar melhor. Então, a primeira ação a ser tomada é a identificação de cada um desses pontos. Isso mesmo, uma autocrítica:
Começando pelas FORÇAS e DEBILIDADES.
São internas da empresa e podem ser resumidas como as vantagens ou desvantagens competitivas que a empresa possui em relação aos seus concorrentes. São passíveis de alteração por ações internas da empresa. Força da marca, equipe, qualidade, oferta de produtos, ambiente de trabalho etc são exemplos.
Pense bem e liste pelo menos 5 forças e 5 debilidades que sua empresa tem.
As OPORTUNIDADES e AMEAÇAS são externas à empresa e são constituídas por ocorrências que influenciam positiva ou negativamente o desempenho da empresa, como efeitos da pandemia, mudanças na legislação, política econômica, ampliação ou redução no crédito, etc.
Quanto às oportunidades, lembrem que há alguns setores da economia em plena atividade, como o agronegócio, equipamentos de construção, entregas a domicílio, alimentação saudável, negócios eletrônicos, comunicação virtual e muitas outras.
Como em toda crise, muitos choram e alguns vendem lenços. Identifique meios de fazer com que sua empresa esteja nesse segundo grupo.
Liste também 5 de cada.
Se puder, convide seu pessoal para participar ativamente da elaboração dessas listas, mesmo à distância. Caso seja possível reunir essas pessoas num mesmo ambiente, você já sabe que precisa tomar todos os cuidados para cumprir os protocolos de saúde.
Tente fazer essa lista com 20 itens, lembrando que são em torno de 5 cada, numa manhã ou numa tarde.
Em seguida, evite o que muitas empresas fazem, ou seja, deixar esses itens apenas registrados numa folha de papel, mas sem nenhuma ação prática a respeito.
Não foi para isso que eu indiquei que vocês fizessem essas listas, pois o momento não permite perda de tempo. Um verdadeiro planejamento voltado para execução deve evitar essa armadilha e colocar essas constatações para funcionar. Como se faz isso?
No próximo post, eu explico…
Leonilson Rossi, Sócio Consultor