Como reduzir drasticamente despesas e custos e praticar preços atraentes para os clientes?
Custos e Despesas
Como você sabe, há uma diferença importante entre custos e despesas.
Custos são os gastos ligados à atividade-fim de seu negócio, como matéria-prima, gastos com manutenção de máquinas, energia elétrica da área de produção, salário da equipe de vendas ou dos diretamente envolvidos no processo produtivo.
Despesas são todos os demais gastos para a manutenção de sua atividade-fim mas que não tem relação direta com ela. Salários de pessoal administrativo, gastos com materiais de limpeza, energia, água, dispêndios com publicidade e propaganda, softwares utilizados pela administração.
As despesas podem ser fixas (as que não variam com o volume produzido ou vendido), como instalações, mobiliário, material de escritório, aluguel, telefone e variáveis (que se alteram em função do volume produzido ou vendido) como comissão de vendedores, horas extras, juros por empréstimos, multas…
Com esse entendimento e tendo uma lista com todos os seus custos e despesas e colocando na frente uma anotação se aquele item é custo, despesa fixa ou despesa variável, você já pode começar a estabelecer a prioridade de “ataque”.
E qual é essa prioridade?
Claro que as despesas fixas são o primeiro alvo de redução. Estabeleça uma meta percentual. Esse número dependerá de sua situação e de seus planos, mas é importante estabelecer uma meta ousada e simular o resultado, comparando o efeito antes de colocar em prática.
Nesse sentido, custos e despesas variáveis são os próximos focos.
Note que não estou me referindo aqui a investimentos, pois o momento talvez não permita, mas lembre-se que para crescer você precisará realiza-los.
E o preço de venda?
Há dois ambientes que você precisa considerar: interno e externo.
Internamente você precisa estabelecer um preço ideal que possibilite cobrir seus custos e despesas e ter uma margem de lucro e no externo, comparar com os produtos competidores de mesma qualidade.
Interno: Você precisará calcular a margem de contribuição, que é a parcela do preço de um produto após deduzir os custos. É quanto sobra para cobrir as despesas fixas e gerar lucro para o negócio.
Exemplo: Receita bruta R$10.000,00
– Impostos 10%
Receita líquida R$ 9.000,00
– Materiais R$ 1.000,00
– Mão de obra R$ 1.000,00
– Comissões R$ 1.000,00
Margem Contribuição R$ 6.000,00
Nesse caso, sobram R$6.000,00 para cobrir as despesas fixas e o lucro. Importante fazer essa verificação, pois se suas despesas fixas forem maiores que R$6.000,00, haverá prejuízo (notou a razão desse ser o principal foco de redução?)
Externo: Você precisará saber por quanto o seu concorrente vende o mesmo produto ou similar de qualidade equivalente, que condições de pagamento oferece, com que prazo entrega, enfim, todas as informações para uma boa comparação.
Como já explicado na dica 6, é fundamental que sua empresa e os produtos que você vende tenham uma imagem associada a qualidade, agilidade e bom atendimento, pois isso permitirá que você tenha uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e possa vender mais caro que eles, pois o cliente estará disposto a pagar.
Caso você precise de maiores explicações sobre os conceitos de margem de contribuição, custos, despesas, formação de preços, etc ficamos à disposição.
No próximo e último post dessa série, farei um resumo e darei uma dica fundamental…
Leonilson Rossi, Sócio Consultor