Como fazer com que os Clientes saibam das vantagens que seu produto ou serviço oferecem?
Agora que você já tem um produto ou serviço imbatível, combinando Agilidade com Qualidade, é o momento de informar aos seus clientes potenciais, aqueles dos segmentos que você já escolheu.
E como você pode fazer isso de forma barata, eficiente e condizente com a sua necessidade de otimizar o seu caixa?
Você vai sair com um megafone pelo bairro? Vai anunciar no Jornal Nacional? Eu não recomendaria nenhuma dessas alternativas, pois na primeira você pode ser processado por exceder os decibéis e na outra você pode falir a sua empresa antes de conseguir o primeiro cliente.
Ah, antes que eu me esqueça, resista à tentação de usar telemarketing e evite aquelas enervantes sequências de acesso virtual, que só no 10ª “diálogo” com um robô se chega a uma atendente de telemarketing, que usa uma quantidade incalculável de gerúndios por segundo.
Superado esse pensamento, o que você pode fazer, antes de mais nada, é treinar o seu pessoal (você mesmo pode fazer isso) em algumas coisas básicas do relacionamento com clientes:
Que saibam o que falar.
Usem vocabulário apropriado. Em outras palavras, adaptem-se ao cliente. Caso ele use gírias ou expressões próprias de seu ambiente, procurem engajar-se com discrição.
Sejam objetivos, respeitando o tempo do cliente.
Saibam ouvir.
Transmitam genuíno interesse em resolver o problema do cliente.
Após esse treinamento, revise o seu site, para confirmar que ele está atraente, simples e intuitivo e, importante, que ele seja responsivo. Em outras palavras, que a visualização caiba num smartphone. Há algumas opções na internet, algumas bem acessíveis, para revisar o seu site ou recriá-lo do zero.
Pronto, você e sua empresa já podem anunciar os seus produtos e serviços e voltamos à dúvida inicial de como fazer isso.
A forma mais barata e eficaz é usar as redes sociais. Algumas opções:
Google Ads, Facebook, Instagram, Linkedin… Dependendo do seu produto ou serviço, você certamente conseguirá fazer chegar aos seus clientes sua mensagem.
Vale também se você já tiver como parte de sua equipe vendedores volantes ou agentes e que sua forma de comercializar seus produtos seja aluguel e não venda.
A minha sugestão é que você escolha um software de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com Clientes) e existem alguns no mercado que são gratuitos.
Neste post, indiquei algumas formas de fazer chegar sua mensagem de produto ou serviço aos clientes dos segmentos que você já havia identificado. Caso você precise de ajuda para algo mais específico, estamos à disposição.
No próximo post falarei sobre logística, recursos e parceiros importantes…
Leonilson Rossi, Sócio Consultor