Como identificar características dos clientes que interessam para seu negócio ?
Ninguém pode imaginar que vai conseguir atender com excelência todos os tipos de clientes. O que era válido no início do século passado em que Henry Ford dizia: “atendemos todos os clientes interessados em ter um carro, desde que seja na cor preta”, leva hoje empresas à falência.
Mas, afinal, o que é importante fazer quando se quer segmentar os clientes?
A empresa, seja ela micro, pequena ou média, precisa coletar informações, dados, fatos, experiências, características e principais carências que permitam agrupar os clientes em diferentes “segmentos” que estão ativos durante a pandemia e que tendem a ficar ainda mais ativos.
Exemplos de segmentos mais ativos: empresas que estão ou fornecem para a agricultura e a pecuária, para equipamentos de construção, empresas que estejam de alguma forma ligadas a alimentação saudável, a entregas domiciliares, à otimização logística, à tecnologia, à comunicação virtual, fitness domiciliares e muitos outros segmentos que estão conseguindo atravessar esse período e que tem a tendência de se solidificar no período que alguns estão chamando de “novo normal”.
O essencial é que você procure saber quais os segmentos do mercado que estão em alta com tendência a se manter em ascensão no “novo normal”, como é o perfil de compra desses segmentos e, dentro desses, quais você e sua empresa estão preparados ou querem se preparar para atender.
Mas isso pode implicar em abrir mão do seu modelo de negócios atual, com as consequências que essa mudança pode trazer e essa é uma decisão que só você, com a colaboração de sua equipe mais próxima, pode tomar.
Não é um exercício fácil e pode requerer ajuda externa, mas é essencial que seja feito para que você tenha claramente listados os segmentos que o seu modelo de negócios vai atender.
No próximo post, vou indicar o que sua empresa deve fazer para ter uma proposta de valor imbatível para esses segmentos que se propõe a atender.
Leonilson Rossi, Sócio Consultor