EXECUTAR O PLANEJADO!
Antes dessa dica, a mais importante de todas, faço uma recapitulação rápida dos artigos anteriores, todos elaborados com o objetivo de ajudar os micro, pequenos e médios empresários nesse período de pandemia:
A primeira recomendação foi a de não se desesperar. Quem vive e faz negócios neste país sabe que desenvolver uma casca dura à prova de crises, é um pré-requisito. Essa é talvez uma das maiores que já vivemos, mas houve outras e haverá mais no futuro. Não se assuste, mantenha a calma, pois você tem a resiliência inata do brasileiro.
Mas a primeira dica prática foi manter o fluxo de caixa positivo, com indicações de providências a serem tomadas.
Logo, iniciei indicando ferramentas de planejamento estratégico, mesmo sem jamais ter mencionado, intencionalmente, essa expressão, vital para qualquer tipo de empresa seja ela de que tamanho for.
Abordei a necessidade de realizar uma análise SWOT, identificando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Em seguida, introduzi um conceito muito útil na prática mas infelizmente bem pouco usado: a análise TOWS , cruzando forças com oportunidades e debilidades com ameaças.
Na sequência, utilizei como sugestão os elementos do CANVAS, que considero fundamentais para definir ou redesenhar o modelo de negócios de qualquer empresa.
Falei da importância de definir segmentos de clientes, proposta de valor, canais, comunicação, logística, parceiros-chave, custos, despesas, receitas e formação de preço.
Agora, chegando à recomendação final e que considero a mais importante de todas, sem o que ficaria um blá,blá,blá inconsequente: EXECUÇÃO
E há três processos-chave para uma boa execução: Estratégia, Operações e Pessoas.
Falando resumidamente de cada um deles:
Estratégia: Os dirigentes precisam estar atentos ao ambiente de negócios, que nesses dias e mais ainda no futuro tende a mudar rapidamente. A empresa deve adaptar continuamente o seu modelo de realizar negócios a esse ambiente continuamente em evolução.
Operações: Os planos operacionais devem ser flexíveis. O ciclo de replanejamento contínuo (PDCA) deve ser implementado como parte da cultura da empresa e as adaptações devem ser reconhecidas e feitas antes de se tornarem críticas.
Pessoas: Um ambiente de rápida evolução e escassez de líderes talentosos, faz com que surjam falta de precisão mental, coragem e persistência (disciplina) para executar bem num ambiente difícil. Aliás, falando sobre pessoas, uma palavra sobre o que é tão importante para sua empresa quanto o planejamento e a tentativa de execução :
Liderança!
As mudanças tem sido e serão cada vez mais rápidas e os profissionais estão obrigados a lidar com situações adversas e se utilizar de habilidades antes não requeridas.
A liderança tem papel fundamental na gestão de pessoas, que são e continuarão sendo os maiores recursos dentro das empresas.
Os chefes de um passado remoto eram mais temidos que respeitados, não davam muitas explicações e achavam que sabiam tudo. Estes, ou desapareceram ou estão confinados a empresas perdedoras.
Cada vez mais o sucesso das organizações está baseado nas habilidades de adaptação, planejamento e execução frente às mudanças impostas por fatores internos e externos. Essas habilidades dizem respeito à maneira pela qual as pessoas trabalham e enfrentam essas mudanças, individualmente e em equipe.
O líder atual e cada vez mais no futuro nas empresas vencedoras, será respeitado pelos seus conhecimentos e habilidades mas, principalmente, saberá atrair e desenvolver profissionais melhores que ele próprio em suas especialidades.
Leonilson Rossi, Sócio Consultor
Executivo com mais de 50 anos de experiência prática, tendo sido Diretor de Planejamento e Controle de Produção, de Suporte aos Clientes (Peças e Serviços), Diretor Comercial e Diretor de Marketing (Engenharia de Vendas, Desenvolvimento de Canais de Distribuição; Inteligência de Mercado, Administração de Vendas, Tratamento a Clientes-Chave : Key Accounts, Rental e Remarketing) na Volvo Construction Equipment Latin America e outras empresas. Formado em Economia e Pós Graduado em Marketing e Direção Estratégica, com curso de Engenharia de Qualidade e outros mais de 50 cursos no Brasil e exterior, incluindo o programa THE EDGE da VOLVO AB, direcionado para talentos da empresa a nível mundial.
Leo é atualmente Sócio-Consultor na PRIME PROFIT CONSULTORIA EMPRESARIAL, Conselheiro do CLUBE PRIME, Consultor-Senior na MA8 MANAGEMENT CONSULTING GROUP, onde é Diretor de Equipamentos de Construção e Diretor de Desenvolvimento Corporativo do Programa Trilhas, da FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA, entidade da USP.
Apenas alguns exemplos de referência bibliográfica, além da experiência prática de cinco décadas em funções executivas:
“Marketing para o Século XXI – Philip Kotler”
“Business Model Generation – Alexander Osterwalter e Yves Pigneur”
“Branded Customer Service – Janelle Barlow e Paul Stewart”
“SWOT & TOWS – Ian Johnson”
“PDCA Cycle” – W. Edwards Deming
“Crescimento Lucrativo – Ram Charam”
“Execução: A Disciplina para Atingir Resultados – Larry Bossidy e Ram Charam”
Leonilson Rossi, Sócio Consultor