A maioria das micro, pequenas e médias empresas está se sentindo abandonada durante a pandemia, muitas com suas portas fechadas, sem dinheiro para honrar seus compromissos e sem perspectivas, já que esse ambiente incerto parece não ter fim.
Mas a sua história, como a de muitos outros micros, pequenos e médios empresários deste país, é de enfrentar e superar muitas crises. Talvez esta seja uma das maiores, mas, como sempre, você saberá encontrar meios de superá-la.
A minha intenção não é outra se não a de indicar o caminho da razão e não do desespero, pois através do planejamento dos próximos passos, você e sua empresa irão com certeza sair de mais esta…
Claro que a primeira ação que já devem ter tomado é resguardar o seu caixa, através de negociações com bancos, fornecedores, com a prefeitura de suas cidades e até com seus clientes.
Feito isso e havendo uma porta aberta para o futuro, o mais indicado agora é repensar o seu próprio negócio. Será que ele deve continuar focando os mesmos segmentos de antes de pandemia? Será que os mesmos clientes ainda se interessarão pelos seus produtos ou serviços?
E como repensar o seu próprio negócio?
Não há outra forma a não ser através do planejamento.
Uma forma bem simples de criar meios práticos para atingir resultados. Afinal, sem saber onde se quer chegar e o que fazer, a tendência mais provável é não chegar a lugar nenhum.
Colocarei 10 dicas, começando com ações imediatas para preservar o caixa, identificação de forças, fraquezas, oportunidades e riscos, redefinindo segmentos de clientes, o que propor a eles, que canais usar, quais os recursos e parceiros necessários, a que custo para obter bons lucros e formas de execução.
Os que se interessarem não precisam pagar nada, apenas acompanhar essas dicas, que publicarei uma por dia.
Antes de prosseguir, sugiro refletir se você e sua empresa realmente querem planejar estrategicamente, ou seja, criar agora as bases para atravessar este período e realizar objetivos futuros que se manterão e tenderão a se sustentar por longos anos.
Se a sua preocupação é com o momento atual apenas, achando que a pandemia veio para ficar, que o Brasil não tem jeito mesmo, que os políticos não vão deixar que sua empresa sobreviva, que a crise é muito forte e não vale a pena pensar no futuro e que talvez nem haja futuro para sua empresa, então você tem razões de sobra para parar por aqui e não ler as dicas na sequência. Muito obrigado pela atenção e boa sorte!
Leonilson Rossi, Sócio Consultor