PlaDica no.2 : Definir Valores
Vou seguir descrevendo o que considero básico, ou seja, o que toda empresa deve certificar-se de que estejam válidos, sejam elas pequenas, médias ou grandes: os valores que as movem e dos quais não abrem mão, a missão a que elas se propõe e a visão do que elas querem ser no futuro, razão principal para o planejamento estratégico.
Vamos lá?
Valores: No meu modo de ver, devem ser os primeiros a ser definidos pois são os princípios básicos que vão guiar toda a atuação da empresa, estabelecendo limites que devem ser continuamente verificados se estão sendo seguidos e em nenhuma hipótese devem ser deixados de lado ou negligenciados, pois afetam a credibilidade e a imagem da empresa.
Exemplos de valores (cada empresa deve eleger entre três e cinco valores que lhes façam mais sentido tendo em vista os seus negócios): criatividade, qualidade, respeito aos clientes, respeito aos colaboradores, respeito ao meio ambiente…
Os valores devem ser detalhados para que todos na empresa saibam o que cada um deles significa no seu dia-a-dia.
Exemplo: se a empresa considera a criatividade um de seus valores fundamentais, poderiam estar contidos nesse detalhamento:
1. a empresa valoriza a inovação;
2. o ambiente é propício para o surgimento e desenvolvimento de novas ideias;
3. existem formas práticas de comunicar e receber feedback de novas ideias;
4. há incentivo para criar soluções que beneficiem os negócios;
5. uma parcela do lucro adicional gerado é transformado em prêmio para o autor da ideia
6. o erro honesto não é punido.
Vejam que as frases 5 e 6 são bastante ousadas e a empresa precisa estar preparada para elas. Foram incluídas nos exemplos para dar uma ideia da importância de detalhar os valores e apenas validar o que realmente poderá ser cumprido, jamais apenas listando palavras ou frases de impacto que podem impressionar à primeira vista mas não tem relação com a atuação da empresa.